Rede Social


quinta-feira, 4 de maio de 2017

A Filosofia do Mestre Yoda


Hoje é o Dia de Star Wars! \o/ Pra comemorar esse data, curta com a gente a filosofia de um dos ícones mais famosos da cultura pop: Mestre Yoda
Este pequeno Mestre Jedi, de apenas 75 centímetros de altura, liderou o Conselho Jedi durante anos. O nome de sua raça nunca foi relevado na trama de Star Wars. Mestre Yoda foi um dos membros mais importantes do alto Conselho Jedi, vindo a falecer aos 900 anos de idade.
Além de ser um exímio lutador, que combinava apurada habilidade de combate com o uso do sabre de luz (arma da Ordem dos Jedi e dos guerreiros Sith) e técnicas acrobáticas de luta, foi também um grande pensador no universo criado por George Lucas, criador de toda a saga Star Wars.
A seguir, apresentaremos algumas falas do personagem que refletem sua filosofia de vida. São pensamentos interessantes que, com toda certeza, lhe farão refletir sobre sua vida, seus relacionamentos e sobre a sociedade em que vive.

“May the Force be with you” (Que a Força esteja com você)

Frase emblemática que marcou o universo Star Wars. Essa “força” pode ser entendida muito mais como persistência e firmeza de caráter do que uma força física. Podemos constatar na própria trama da saga que a força de vontade foi a grande aliada dos guerreiros Jedi em diversas situações de perigo.
“In a dark place we find ourselves and a little more knowledge lights our way” (Em um lugar escuro, encontramos a nós mesmos e um pouco mais de luz dos conhecimentos em nossos caminhos)
Mesmo “vivendo” em um universo distante do nosso, fica evidente a influência da filosofia nos ensinamentos do Mestre Yoda. O Mito da Caverna, de Platão, é uma das passagens mais famosas da história da Filosofia. Faz parte do Livro VI de A República. Nesta obra, o filósofo discute temas como teoria do conhecimento, linguagem e educação na constituição do Estado ideal.
“Powerful you have become, the dark side I sense in you” (Poderoso você se tornou, o lado escuro sinto em você)
Para o mestre Yoda, o poder nos leva para “o lado escuro”, nos corrompendo. Mas esta não é uma ideia nova. Para o historiador inglês John Emerich Edward Dalberg-Acton (1834-1902), primeiro barão Acton de Aldenham, ativo militante da causa da liberdade, “o poder tende a corromper, e o poder absoluto corrompe absolutamente, de modo que os grandes homens são quase sempre homens maus”.
“Do. Or do not. There is no try." (Faça. Ou não faça. Não existe a tentativa)
Para Yoda, a partir do momento que você decide fazer algo, você deve ir em frente. Não deve tentar, deve realizar. 
“That is why you fail." (É por isso que você fracassa)
Essa foi a resposta do grande Mestre quando Luke disse para ele "Mas eu não acredito." Ou seja, acreditar e ter fé no que se acredita é o segredo das realizações. Se você já inicia uma luta sem acreditar que irá vencer, possivelmente irá perder. 
Grandes reflexões, né? Não é à toa que Yoda é tão amado! <3
Neste Dia de Star Wars, preparamos um presente especial: 10% DE DESCONTO em todos os produtos da saga. Olha quanta coisa legal:

Poster Mestre Yoda

Poster R2-D2

Poster BB8

Poster O Despertar da Força

Pen Drive Mestre Yoda

Chaveiro R2-D2
Para ganhar os 10% de desconto, basta usar o cupom promocional "star.wars" na hora da compra! ;) APROVEITA! Vem pra loja: www.mundominimalista.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário