Rede Social


terça-feira, 17 de outubro de 2017

5 lições valiosas que aprendemos assistindo O Poderoso Chefão


O Poderoso Chefão é um grande clássico do cinema, um dos melhores filmes já feitos e muito conhecido por mudar pra sempre as produções sobre a mafia e inspirar grandes obras como “Os bons Companheiros” (Scorcese) e Família Soprano (HBO).

Por mais que sejamos apaixonados pela Tripogia, com aquelas belas frases de efeito, como: “Eu vou lhe fazer uma proposta irrecusável”. Não podemos negar que a família Corleone estava longe de ser perfeita. Mesmo assim, muitos momentos dos três filmes são usados como exemplos para situações de negócios, familiares e até mesmo estratégicas de forma geral.

Os personagens são extremamente humanos, pois cometem tanto erros quanto acertos nas mais diversas situações. Por isso, a Loja Mundo Minimalista selecionou 5 lições que aprendemos com O Poderoso Chefão. Confere aí!


1. ESTEJA SEMPRE PRONTO PARA AJUDAR SEUS AMIGOS
Por mais que Don Corleone estivesse atendendo pedidos no casamento de sua filha, como parte da tradição siciliana, ao longo do filme ele entra em contato novamente com os que pediram por ajuda e, de forma sutil, cobra um favor em troca.

É um acordo de cavalheiros, uma espécie de aliança que ele faz com estes personagens. Se uma pessoa te fizer um favor, você terá que retribuir esta dívida no futuro. Não precisa dar uma de mafioso pra cima da galera, mas é legal ter este conceito moral e ético de retornar uma ajuda aqueles que te ajudaram em algum momento da vida.


2. “NUNCA DEIXE QUE ALGUÉM DE FORA DO SEU CICLO DE CONFIANÇA SAIBA O QUE VOCÊ ESTÁ PENSANDO”
Vito Corleone sempre foi muito estratégico nas suas negociações com as outras famílias. Quando o seu filho Santino tem um surto de raiva e ataca famílias rivais em uma reunião de negócios, para Don, isso só demonstrava fraqueza.

Mantenha os seus julgamentos dentro de você e não exponha seus pensamentos e ideias controversas publicamente, pois isso permite que as pessoas interfiram ou antecipem suas ações prejudicando quando e como quiserem.


3 – VIOLÊNCIA SÓ VAI PIORAR AS COISAS
Quando Don Corleone é baleado e fica no hospital, seu filho mais velho Sonny é colocado no seu lugar e, sobre muita pressão, acaba tomando decisões impulsivas, violentas, que o acabam o colocando em uma emboscada.

Nós também já passamos por esses momentos onde a solução parece não existir, mas reagir instintivamente e tomado por emoções só vai te colocar em maus lençóis. E convenhamos, você não trabalha para máfia italiana.

Canalize a sua raiva para extravasar em um hobbie ou atividade física, não mandando seus colegas de trabalho para aquele lugar.


4 – SEMPRE ESTEJA ABERTO A NEGOCIAÇÕES
Don Corleone era um homem sábio, mantinha um relacionamento muito inteligente com seus oponentes, assim como disse no filme: “Quando foi que recusei um acordo?”.

Agora sendo o conselheiro do seu filho Michael, ele mantém os inimigos por perto e antecipa seus movimentos, deixando o filho preparado para surpreender ao invés de ser surpreendido.

Seja estratégico e análise a situação. Mantendo seus oponentes por perto será mais fácil entender o que passa pela cabeça deles e prever seus movimentos.


5 – SUAS ESCOLHAS PODEM LEVÁ-LO PARA COMPLETA SOLIDÃO
Michael era um herói de guerra no começo do filme, tinha uma namorada que o amava e queria uma vida longe do crime, mas os eventos em sua vida o transformaram de forma drástica.

Ele precisou assumir os negócios da família, mas com o tempo foi ignorando todos a sua volta em busca de mais poder e vingança. Não deixe que seus objetivos se transformem em uma corrida sem sentido em busca de “mais”. Não afaste as pessoas que ama durante o processo.


No final das contas, não adianta nada ter tudo se as pessoas que realmente importam na sua vida não estarão por perto. Michael Corleone se esqueceu disso e acabou morrendo sozinho.

Concorda com as 5 lições? Se ainda não assistiu a essa trilogia fantástica, não perca tempo! São três longas fantásticos que, com certeza, você vai adorar!

Se já conferiu O Poderoso Chefão e é superfã como a gente, se liga no nosso poster desse grande clássico co cinema:


Gostou? Peça o seu poster na Loja. Acessa AQUI!

Um comentário:

  1. Amo muito o tema de mafia, esse é um grande filme, Voce viu Sr. Ávila= Li que iam lançar a nova temporada de Sr. Avila e o tema não me interessou, mas um dia vi um capitulo e fiquei intrigada. Acho que vi de novo toda a ultima temporada num final de semana. Já quero ver a quarta temporada penso que é uma das melhores series sobre mafia, tambem o final da temporada foi inesperado. Já quero que comece está temporada porque vão entrar novos atores ao elenco e acho que terá mais episódios.

    ResponderExcluir